A turistificação de Lisboa e Porto

A grande reportagem “Porto, Lisboa: na rota do Mundo” exibida ontem na SIC revela problemas e desafios crescentes nas duas maiores cidades do país. Ambas ganharam nos últimos anos notoriedade por serem não só destinos emergentes, como por serem consideradas alguns dos melhores destinos europeus. Em face disto e em conjugação com outros factores, têm vindo a registar-se aumentos significativos na procura e receitas turísticas.   A galinha dos ovos de ouro poderá, em breve, tornar-se num pesadelo se o ‘desenvolvimento’ turístico continuar de forma desenfreada a alterar os espaços, os lugares e os significados de ambas as cidades. Os impactos (socioculturais, económicos, ambientais)  da actividade/indústria/fenómeno são visíveis um pouco por todo o lado, não apenas nos lugares de maior procura/concentração de turistas, mas sobretudo nas zonas residenciais.

As cidades antes de assumirem este novo papel/significado, são espaços para os residentes com todas as suas vivências diárias. E, contrariamente à ideia de que é preciso dar importância “aquilo que são os interesses dos turistas, aquilo que lhes agrada fazer em Portugal”, é urgente pensar num modelo de planeamento e desenvolvimento turístico, dando voz aos residentes, uma vez que são estes quem usufruiu e experiencia a cidade em primeira mão.

É necessário atentar à capacidade de carga da maioria dos locais turísticos da(s) cidade(s), pensar efectivamente no uso e consequência das taxas turísticas, a desregulação associada ao alojamento local, entre outros.

Considero que o turismo planeado e gerido de uma forma sustentada poderá ser benéfica, contudo, no caso de Lisboa, não é isso que se passa na maior parte das situações.

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s