Call/Chamada V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA): Painel Imaginários do Turismo

Está aberta a Chamada para Comunicações até ao dia 22 de Abril, do V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, que terá lugar entre 9 e 11 de Setembro de 2013.

Publicito o painel referente aos  Imaginários do turismo, Painel nº 05,   co-organizado com a Mestre Carina Sousa Gomes (CES/UC):

Resumo Curto:
Este painel tem por objetivo analisar a criação, transformação e difusão de imaginários turísticos, sua multi-dimensionalidade e significado na produção do turismo. Importará analisar as várias práticas relacionadas com tais processos e atores envolvidos.

Resumo Longo:
Como é que agendas turísticas e políticas de promoção dos lugares têm criado imagens exóticas e, apelativas do outro? Os contributos de alguns autores como Christine Boyer, Tom Selwyn ou Arjun Appadurai são ricos em pistas que poderão esclarecer acerca desta matéria. Estas imagens são a pedra basilar da indústria turística. Disseminadas através das brochuras turísticas, das páginas Web, dos postais, dos guias de viagem, dos vídeos promocionais, dos programas televisivos, etc., estas imagens constroem Outros ‘míticos’ para o consumo turístico. Este conjunto de imagens turísticas projeta-se na ‘mediascape’ global contribuindo para a formação de imaginários partilhados sobre os lugares. Por descortinar fica a relação que tais imaginários, como representações sociais, mantêm com os lugares reais, vividos, e não apenas visitados.

Os imaginários turísticos, como nexos de práticas sociais por meio dos quais os indivíduos e grupos se cruzam para estabelecer um local como um destino credível, bem como as formas como tais imaginários são re-criados, transformados e difundidos são questões que ainda não foram totalmente explorados ou definidos, havendo, por isso, oportunidade para discussão e produção de conhecimento.

Face às questões teóricas explanadas, este painel convida a apresentação de trabalhos relacionados com: o turismo enquanto sistema de produção de imagens dos lugares; processos e mecanismos de construção de narrativas turísticas; elementos caracterizadores dos imaginários turísticos e seu confronto com outras narrativas dos lugares; reflexões acerca dos espaços e escalas geográficas das representações, práticas e atores envolvidos na produção dos imaginários turísticos.

Mais informações no site oficial do Congresso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s