Conteúdos programáticos XII Congresso Antropologia

Entre os dias 6 e 09 de Setembro irá realizar-se em Léon (Espanha) o XII Congresso de Antropologia, subordinado ao tema: ‘Lugares, tempos e memórias. A antropologia ibérica no século XXI’.
O programa poderá ser consultado aqui.

No programa de trabalhos temos um conjunto de simpósios:
1. Antropología de la alimentación: Espacios, memorias, paisajes
2.Ciudades y ciudadanía: entre el escaparate global y la experiencia del lugar
3. De la medicina popular a la atención primaria:El pluralismo asistencial y la antropología médica española (1980-2011)
4. “El sentido de la Antropología hoy: responsabilidades, dilemas y acciones”
5. Etnografiando resistencias
6. Etnografías contemporáneas de las violencias políticas: Memoria, olvido, justicia
7.Horizontes de la antropología del y para el desarrollo en el Estado español
8. In-corporaciones antropológicas: Análisis desde el cuerpo y las emociones
9. Hacia la inmaterialidad del patrimonio. Política, cultura y conflicto en la producción del patrimonio inmaterial
10. Re-construyendo el territorio: De las formas de apropiación local a la participación en las nuevas políticas públicas
11. Rituales y cambios sociales
12. Turismo, patrimonio e identidad. Un intercambio narrativo

Irei apresentar no decorrer do simpósio nº12, uma comunicação intitulada: ‘A costa da laurissilva’: a produção de um destino turístico – cultural.
Resumo:
«O propósito desta comunicação centra-se na análise da construção de um sub-destino turístico, localizado na costa norte da Ilha da Madeira, comummente designado por ‘Costa da Laurissilva’.
Este espaço, que está a ser alvo de uma promoção e desenvolvimentos diferenciados por parte de alguns municípios, é rico em discursos patrimoniais em torno da paisagem cultural associada à agricultura, práticas de regadio e à floresta Laurissilva (Património Mundial pela UNESCO). Por outro lado, novas práticas turísticas impõem-se, aliadas às exigências dos consumidores, reveladoras de novos produtos turísticos associados ao ecoturismo, turismo de aventura, turismo de natureza que estão sendo produzidos de acordo com as estratégias e normativas do Plano de Ordenamento Turístico regional (POT), como por exemplo, o canyoning e os passeios pedestres nas levadas e veredas. A inclusão do património local no mercado turístico regional é sinónima de comodidades utilizadas para a satisfação do mundo contemporâneo e ainda, como um recurso económico, retratando assim a multiplicidade da oferta turística em especial nas áreas rurais: turismo natureza, ecoturismo, turismo cinegético, turismo activo, turismo cultural, enoturismo, etc.
Paralelamente, o crescimento nestas áreas rurais de produtos associados à cultura e património tem concomitantemente uma importância significativa já que ambos têm vindo a ser usados para a promoção rural e o desenvolvimento local com vista à solução dos processos de desruralização.
Procurar-se-á responder a um conjunto de questões, como por exemplo: Como está a ser produzido localmente o destino? Poderá a valorização deste sub-destino criar aumentar os fluxos turísticos nesse espaço? Quais as estratégias de desenvolvimento local implicadas na promoção? Quais as motivações e experiências turísticas tidas no lugar? Estarão as campanhas promocionais definidas e difundidas nos melhores canais?».

O programa do congresso poderá ser consultado na íntegra aqui.

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