Estudo do Gasto Turístico

Já está disponível o estudo sobre o gasto turístico (Dezembro 2009-Janeiro 2010), encomendado pela SRTT/DRT – Secretaria Regional de Turismo da Madeira / Direcção Regional do Turismo. Este estudo foi projectado com o objectivo de obter o perfil do turista da Madeira e estimar o gasto turístico dos visitantes neste destino insular.

Os dados estão disponíveis aqui.

Este estudo veio revelar uma transformação no perfil da clientela, conforme se pode atestar nos resultados obtidos.

Algumas conclusões são que os turistas que visitam a Madeira são cada vez mais jovens, recorrendo mais à Internet e menos às agências de viagem. O perfil do turista é essencialmente de ambos os sexos, na faixa etária dos 40 anos, com habilitações literárias elevadas, estão no activo e têm um rendimento mensal relativamente alto.

O estudo informa que a natureza continua a ser o motivo preferencial do turista com nível de satisfação elevado, com excepção das praias.

No que concerne às principais motivações do turista na Madeira, o contacto com a natureza ocupa o primeiro lugar com 32%, onde se incluem as levadas e os passeios, enquanto o sol e mar se situam nos 19 %.

Em termos de satisfação, os itens preferenciais dos turistas são a paisagem e a natureza. Por ordem decrescente, o estudo destaca a segurança, hospitalidade, simpatia, alojamento, limpeza, domínio de língua estrangeira, gastronomia, património histórico, transportes, relação qualidade/preço, clima, animação nocturna, eventos culturais e praias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s