Trilhando a Baía d’Abra

Novo dia, novo passeio. Desta vez ao extremo este da ilha da Madeira para percorrer a vereda da Ponta de São Lourenço.
Num percurso de 8 km aproximadamente, percorre-se a Ponta de São Lourenço, a península mais a Este da Ilha da Madeira, baptizada com o nome da caravela de João Gonçalves de Zarco, um dos três descobridores da ilha da Madeira, que ao aproximar-se deste local gritou à nau de seu comando “Ó São Lourenço, chega!”.

De origem vulcânica, na sua maioria basáltica, esta península oferece também, formações de sedimentos calcários. No seu seguimento temos dois ilhéus: o ilhéu da Cevada, da Metade ou dos Desembarcadouros, e o ilhéu da Ponta de S. Lourenço, do Farol ou de Fora.
Um pouco depois do início do trilho, aparece o “muro de pedra da Baía d’Abra”, dividindo assim toda a área pertencente ao Governo Regional (integrando o Parque Natural da Madeira) da parte particular.
“A península está classificada de reserva natural parcial e o ilhéu do Desembarcadouro de reserva natural integral. Toda a área terrestre e a área marinha adjacente à costa Norte, até à profundidade dos 50 m, integram a rede europeia de sítios de importância comunitária – Rede Natura 2000”.

Ali o clima é semi-árido, sendo que a exposição aos ventos do norte determina o desenvolvimento da vegetação rasteira e ausência de árvores, panorama diferenciado dos restantes espaços da ilha, constituindo-se assim um verdadeiro património natural.

A casa do Sardinha é o local onde estão sediados os Vigilantes da Natureza do serviço do Parque Natural da Madeira, responsável pela vigilância desta área.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s