em direcção ao Fanal

Hoje regressei ao terreno.
Inserida num passeio organizado por uma empresa de animação turística local, percorri o percurso 13: vereda do Fanal, ou ‘Fanal-Assobiadores’, num total de 10,8km.

O trilho insere-se em área de coberto florestal originário da Madeira, a floresta Laurissilva classificada de Património Mundial Natural pela UNESCO, desde Dezembro de 1999 e integrante da Rede Europeia de Sítios de importância Comunitária – Rede Natura 2000.

O percurso inicia-se na Estrada Regional 209, no planalto do Paul da Serra (Assobiadores) e finda, junto ao Posto Florestal do Fanal. Há possibilidade de aceder à Freguesia da Ribeira da Janela através dos percursos PR 14 Levada dos Cedros e PR15 Vereda da Ribeira da Janela.

Variado e com excelentes vistas, caminhei sempre em vereda, ora subindo ora descendo, serpenteando as encostas do vale do Rabaçal e do Chão da Ribeira. Fui ainda presenteada com avistamentos do Bis-Bis, uma pequena ave endémica da Madeira.
E quase no final da caminhada, dirigi-me para o sítio do Fio, onde pude observar a instalação de cabos para transporte de lenha e matos recolhidos na zona do Fanal, para a act¡vidade agro-pecuária dos habitantes do Chão da Ribeira e Seixal.


(um Til milenar)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s