(in)segurança ou descuido

São cada vez mais frequentes os acidentes, por vezes, fatais, nas levadas e veredas da Ilha da Madeira. Na sua quase globalidade resultantes de descuidos, de desvios, ou da insegurança dos percursos. As últimas noticias publicadas nos media, não deixam margem para dúvidas (1, 2, 3, 4, 5, etc.)
Na verdade há um conjunto de factores que, juntos, contribuem para que as caminhadas na Madeira sejam inseguras: a humidade que torna o chão demasiado escorregadio; o descuido do caminhante; a falta de experiência de alguns caminhantes; a confiança em demasia de alguns sujeitos perante o terreno; o desnível do terreno; a abrupta mudança climatérica, à qual estamos sujeitos quando andamos na montanha; a falta de avisos – sinaléctica, nalguns locais, em especial fora dos percursos recomendados pelas autoridades oficiais; a vegetação abundante nalguns trechos; etc….. No entanto, e apesar destes trágicos acidentes que mancham a reputação de um sítio magnífico, conhecido além fronteiras, as autoridades garantem a segurança dos mesmos. Eu própria posso atestá-lo, mesmo apesar de não ser muito experiente.
Sabendo que os percursos oficiais são 18, e que a rede de levadas perfaz, na sua extensão mais de 1500 km (200 levadas no total, de acordo com algumas fontes), como é que se garante a segurança daqueles que diariamente caminham? Alguns apontam que os turistas deveriam caminhar somente nos percursos recomendados. Mas por outro lado, temos um conjunto de guias de viagens e demais literatura que publicita outros percursos para além destes.
Portanto, eis que surge uma dúvida, como lidar com a (in)segurança nos percursos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s