Aldeias vinhateiras

img_detalhe_aldeia_ucanha_gr_06_rtir

Até 21 de Outubro decorrerá o festival das aldeias vinhateiras, um evento destinado a promover a marca “Aldeias Vinhateiras do Douro” no panorama nacional, regional e local, servindo igualmente para promover o turismo na região do Douro.

“A UNESCO distinguiu, a 14 de Dezembro de 2001, o Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural, tornando-se o décimo terceiro elemento patrimonial classificado do país e o quinto do grupo vitivinícola a nível mundial, juntando-se, assim, às regiões de Val du Loire e Saint Émilion (França), Cinque Terre (Itália) e Wachau (Áustria).
A área classificada engloba 24,6 mil hectares, espalhados por 13 concelhos, designadamente, Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Alijó, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, S João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, representando dez por cento da Região Demarcada do Douro.
É uma homenagem à obra combinada do Homem e da Natureza, que vem ilustrar o valor universal do papel activo de uma cultura e uma paisagem de excelência. Não obstante a magia que as paisagens exaltam, o terreno classificado origina o famoso e apreciado Vinho do Porto. A beleza dos cenários, compostos por socalcos e vinhas que sobem as encostas, foi a mais valia que levou a UNESCO a aprovar a sua entrada na elite do Património Mundial.
Falar do Douro é necessariamente falar do Rio, das suas vinhas em socalco e das suas Quintas onde se produz o tão famoso Vinho do Porto, assim como, das seculares romarias que se realizam por toda a região” (In: site).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s