Comunicação/presentation

Em Setembro próximo irei apresentar nova comunicação no Congresso da APA. Intitulada “A cultura da água: da patrimonialização das levadas da Madeira à oferta turística”, a comunicação procurará dar conta do meu trabalho de doutoramento em curso.
On September I’ll present another paper at Portuguese Association of Anthropology Conference. Entitled ‘the water culture: from patrimonialisation of levadas to the touristic offer’.

Fica aqui o abstract:
O propósito desta comunicação é a análise um elemento patrimonial usado simultaneamente pela população local nas suas práticas de regadio diárias (Fernandes 2006, Dias e Galhano 1986), e pelos turistas, na contemplação da paisagem e do património (Crawshaw e Urry 1997, Urry 2002).
As levadas da Ilha da Madeira aparecem como um espaço do território, actuando como fonte aglutinadora de valores sociais e culturais permanecentes no imaginário colectivo. Paralelamente, são também um espaço de consumo e fruição cultural pelos turistas que as percorrem visando a contemplação do património natural e cultural, e procurando os aspectos visuais que motivam as visitas aos sítios turísticos.
A rede regional de levadas para além da função primordial – condução da água de regadio, destina-se ao consumo turístico, sendo igualmente um elemento proporcionador da promoção e desenvolvimento local, inserido num quadro global associado à cultura, à difusão patrimonial e recursos turísticos
O progresso da indústria turística e a sua maturidade, aliado às exigência dos consumidores, originou novos produtos turísticos associados ao turismo cultural, ecoturismo, turismo de aventura, turismo de natureza (Craik 1997, Santana 1997, Smith 2003, Stronza 2001), reveladores das motivações e variedade das experiencias turísticas.
Baseado em trabalho de Doutoramento em curso, pretende-se evidenciar quais os usos deste elemento patrimonial no contexto da mercantilização dos bens culturais (g) locais. Para alcançar os objectivos propostos, utiliza-se a pesquisa bibliográfico-documental, a metodologia qualitativa, nomeadamente, a observação participante e as entrevistas qualitativas, e ainda, a análise de documentos reveladores dos discursos promocionais (narrativas e imagens).

2 thoughts on “Comunicação/presentation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s